sábado, 29 de maio de 2010

Trânsito de Caruaru

Mudanças no Trânsito de Caruaru durante o São João.
 

A Prefeitura de Caruaru, através da Autarquia Municipal de Defesa Social,
Trânsito e Transportes (Destra), vão realizar alterações no trânsito da cidade para minimizar os congestionamentos que se formam na cidade durante o período junino.

As mudanças serão as seguintes: A Rua Coronel Limeira terá o trânsito invertido entre o Colégio Exato e a rua Capitão João Velho, nas sextas e sábados, das 18h até às cinco da manhã e, aos domingos, das 18h às duas da manhã. A Rua Dr. Júlio de Melo fica interditada entre as ruas Coronel Limeira e Dr. José Mariano. A Avenida Agamenon Magalhães será interditada aos sábados e domingos, a partir das 13h, durante os desfiles das Drilhas.

Já o acesso ao Alto do Moura será feito pela Vila Jennedy ou pela BR-232, seguindo pelo Pólo Industrial. A entrada no Alto do Moura será fechada para o trânsito de veículos a partir do pórtico de entrada do bairro.  As alterações no trânsito da cidade valem até o encerramento da programação junina de Caruaru.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

CONTRAN PUBLICA REGRAS PARA O TRANSPORTE DE CARGAS E BICICLETA EM VEÍCULOS.

A Resolução 349 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada no último dia 20 de maio, estabelece regras para o transporte eventual de cargas em automóveis, caminhonetes, camionetas e utilitários. O objetivo da Resolução é atualizar as normas anteriores (Resoluções 549/79 e 577/81).

De acordo com a Resolução 349, a carga ou a bicicleta não pode atrapalhar a visibilidade do condutor, ocultar as luzes e os dispositivos refletores, comprometer a estabilidade ou condução do veículo, nem provocar ruído ou poeira. O condutor deve observar ainda o peso máximo da carga especificado para o veículo.

Para as cargas transportadas na parte superior do veículo continua mantida a altura máxima permitida (50 cm), além da proibição da carga exceder a largura máxima do veículo. As bicicletas podem ser transportadas na parte posterior externa ou sobre o teto do veículo, utilizando dispositivo móvel ou fixo aplicado no veículo ou no gancho do reboque. No caso da bicicleta transportada sobre o teto ela poderá ser colocada em pé ou deitada.

No caso de carga indivisível ou de bicicleta transportada em caçamba, passará a ser admitida a circulação do veículo com compartimento de carga aberto, mas apenas durante o transporte da carga que ultrapasse o comprimento da caçamba. Caso a carga se sobressaia ou se projete além do veículo para trás, deverá estar bem visível e sinalizada. No período noturno, esta sinalização deverá ser feita por meio de uma luz vermelha e um dispositivo refletor de cor vermelha. O balanço traseiro não deve exceder a 60% do valor da distância entre os dois eixos do veículo. (veja a ilustração abaixo).

A partir das novas regras caso a carga ou a bicicleta prejudique a visibilidade parcial ou total da placa de identificação do veículo será obrigatório o uso de uma segunda placa, que será lacrada na parte estrutural do veículo (pára-choque ou carroceria). Essa segunda placa será fixada pelo órgão de trânsito. As regras entram em vigor em 18 de agosto deste ano, 90 dias após a publicação da Resolução.

 O balanço traseiro não deve exceder 60% do valor da distância entre os dois eixos do veículo.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Informática da Escolinha Felipe Camarão do 1º BPTran.


        Estão abertas as inscrições para o Curso Básico de Informática da Escolinha de Informática Felipe Camarão do 1º BPTran. Basta acessar a página www.escolinhafelipecamarao.com e o obter maiores informações no link de Inscrições.
        O período de inscrições será extendido até a formação de uma turma, e o curso tem previsão para começar no nício do mês de julho, para participar o canditado deverá:
 
1 - Ter idade igual ou superior a 12 anos;
2 - Ser estudante, seja de escola pública ou particular;
3 - Preencher a ficha de inscrição, com foto, se menor de idade, ter a autorização do pai ou responsável (assinatura na ficha de inscrição) e entregar no Corpo da Guarda do 1º BPTran;
4 - No dia da aula inaugural os alunos deverão comparecer ao auditório do 1º BPTran acompanhados pelos pais ou resposáveis, trazendo a cópia da Certidão de Nascimento, sob pena de ser eliminado do curso.
         O nosso curso é totalmente gratuito. São 30 vagas divididas em três turmas(A,B e C). As aulas serão nas Segundas, Quartas e Sextas, no horário de 14h às 15h, 15h às 16h e 16h às 17h. Os alunos(as) receberão a camisa e apostila do curso, não será permitida a entrada do aluno(a) no quartel trajando bermurdas, shorts e minissaias.

terça-feira, 25 de maio de 2010

POLICIAIS DO 1º BPTRAN SÃO CAPACITADOS PARA FISCALIZAR TRANSPORTES DE CRIANÇAS (RESOLUÇÃO 277 CONTRAN)


Policiais Militares do 1º BPTran estão sendo qualificados para atuarem nas blitzes educativas sobre o transporte de crianças em carros de passeio. Durante todo o mês de maio, no DETRAN-PE, acontecem oficinas de treinamento, com carga horária de 16h/aula para cerca de cem servidores que participarão das blitzes educativas programadas pelo órgão. As blitzes aconteceram na terça-feira, 18/05 na Região Metropolitana e municípios do interior do estado.

Para melhor preparação dos agentes de trânsito também estão agendadas duas palestras sobre o assunto, nos dias 28 e 31 de maio. No dia  04 de junho acontecerá uma grande blitz educativa no Parque da Jaqueira. A iniciativa faz parte de uma campanha para conscientizar os condutores a respeito da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que regulamenta os artigos 64/65 do Código de Transito Brasileiro onde determina que, crianças com até dez anos de idade sejam transportadas no banco traseiro e, de acordo com a idade, fará uso de dispositivos específicos de segurança.

A partir de 09 de junho começa, em todo o país, a fiscalização punitiva. Para o condutor que não respeitar a determinação, a lei prevê a perda de sete pontos na carteira, apreensão do veículo e multa de R$ 191,54. Vale lembrar que transportes públicos, como táxis e lotações estão fora da determinação.

O que especifica a lei:

-Até 1 ano de idade: Devem ficar no bebê conforto, no banco de trás e no sentido contrário ao movimento do veículo.
-Maiores de 1 ano e até 4 anos de idade: Devem ficar na cadeirinha, no  banco de trás e no mesmo sentido do movimento do veículo
-Maiores de 4 anos até 7 anos e meio de idade: Devem utilizar assento de elevação
-Maiores de 7 anos e meio até 10 anos de idade: Devem ficar com o cinto de segurança.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

COMANDANTE DO 1º BPTRAN PARTICIPA DO PROGRAMA GLOBO COMUNIDADE REFERENTE AO TEMA DA POLUIÇÃO SONORA


O Comandante do 1º BPTran, TC PM JOÃO DA SILVA NETO, participou do programa Globo Comunidade, exibido no último domingo, dia 23MAI10, ao lado de outras autoridades, para expor e debater a problemática da perturbação do sossego e da poluição sonora.
Além dos casos em que a poluição sonora pode dar cadeia e os prejuízos que o barulho pode causar na saúde, foi enfatizado no programa a "Operação Sossego", cuja missão é reprimir e prevenir a ocorrência de ilícitos relacionados à emissão de ruídos com prejuízo do sossego e do bem-estar público; como também, prevenir e coibir a prática de condução de veículos automotores por condutores com níveis de álcool superior ao permitido em Lei.
A operação, a priori, tem caráter preventivo, podendo revestir-se de caráter repressivo, no sentido de conter o agravamento de uma situação já instalada, cujo principal objetivo é garantir o sossego público, evitar a poluição do meio ambiente e os danos decorrentes da alcoolemia na direção de veículos.
Nesse íntere, o 1º BPTran vem desenvolvendo um papel de grande importância na citada Operação, mostrando resultados bastante satisfatórios, e ajudando a sociedade pernambucana a obter a paz e o valoroso sossego.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

POLICIAIS DO 1º BPTRAN RECUPERAM VEÍCULO ROUBADO NA TORRE

Por volta das 15h30, do dia 08MAI10, quatro bandidos num Honda Fit roubaram o veículo Eco Sport de um motorista que estava na Vila Santa Luzia, no mesmo bairro. Vinte minutos depois, os homens assaltaram o assistente comercial Paulo Cavalcanti, 27 anos, que dirigia um Celta. Levaram celular, carteira e os óculos do motorista.

Depois do assalto, um Gol branco, sem nenhum detalhe que o identificasse como sendo da polícia, emparelhou com o carro dos bandidos. Houve troca de tiros na Rua José Bonifácio, em frente a um posto de gasolina, próximo ao Carrefour.

Um dos bandidos foi baleado e deixado no local. Nesse instante Policiais do 1º BPTran, que estavam realizando rondas nas proximidades, recuperaram o veículo roubado e tomaram as providências de socorrer o rapaz, que não foi identificado, o qual foi levado para o Hospital Agamenon Magalhães, mas não resistiu e morreu.

Todas as vítimas e os veículos envolvidos no crime foram condizidos para o DHPP para as providências cabíveis, referente ao procedimento pericial e registro de ocorrência no intuito de prender os outros assaltantes.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

SDS e Ministério Público assinam termo de mútua cooperação técnica

O Governo do Estado, através da Secretaria de Defesa Social - SDS e o Ministério Público de Pernambuco – MPPE, assinaram na manhã desta sexta-feira (07) um termo de mútua cooperação para combater a perturbação do sossego no Estado. Lançada no final de janeiro, a campanha “Som sim, barulho não”, busca conscientizar a população e proporcionar um ambiente sadio. O termo de cooperação técnica, elaborado pelo Ministério Público, foi assinado por órgãos de segurança, meio ambiente, trânsito e justiça. Buscando atuar de forma integrada, medidas como o fortalecimento institucional, educação, conscientização e capacitação, estão previstas no documento visando intensificar a fiscalização contra o problema de poluição sonora que aflige a população pernambucana.
Através de seus Órgãos operativos, Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros Militar, a SDS vai institucionalizar o combate à poluição sonora em todo o Estado através de operações de fiscalização. “Vamos fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo para atender o termo de mútua cooperação que estamos assinando. É preciso investir em equipamentos e treinamento para os policiais que vão atuar no combate ao barulho”, enfatizou o secretário de Defesa Social, Wilson Damázio.

sábado, 8 de maio de 2010

Governo Lula embala lançamento do primeiro navio da Transpetro

OUÇA O DISCURSO






O lançamento ao mar do primeiro navio da Transpetro e que marca a retomada da indústria naval brasileira, teve como tônica uma saraivada de críticas diretas e indiretas à oposição, além dos pedidos explícitos de continuidade do governo Lula, ao lado de louvações ao nome da ministra Dilma Rousseff, candidata do PT à presidência da República.

O presidente Lula, que batizou com um espumante o primeiro navio do Estaleiro Atlântico Sul (EAS), no porto de Suape, em Pernambuco, também encerrou seu discurso com a diexa. “O que nós fizemos no Brasil não pode mudar. Se a gente deixar, o Brasil pode regredir. Nós sabemos que para fazer é difícil e para derrubar é fácil”, afirmou.