sexta-feira, 22 de julho de 2011

1º BPTRAN REALIZA CAPACITAÇÃO PARA MILITARES DO 7º DESURP EXÉRCITO


O 1º BPTran realizou nos dias 12 e 13 de julho de 2011 uma capacitação para os militares do 7º Depósito de Suprimento do  Exército Brasileiro, situado na Rua Gen Estilac Leal, 439, Cabanga, Recife- PE. Foram ministradas instruções teóricas e práticas, sendo as teóricas em sala de aula e as práticas no pátio interno do 7º DESURP e na via pública em frente ao aquartelamento.
Os militares tiveram instrução dos seguintes módulos: direção defensiva, práticas de procedimentos com uso de apitos, e gestos de procedimentos para parada de veículos em via pública. As instruções tiveram como objetivo capacitar os militares daquela Unidade Militar sobre os procedimentos a serem adotados quando de serviço de guarda, para adquirir conhecimento para executar o balizamento da via frontal do quartel nos horários de grande movimentação de carros, visando dar mais segurança no balizamento da via do 7º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Celular é a principal causa de distração ao volante


Pesquisa inédita, feita no Rio de Janeiro e em São Paulo para avaliar a distração no trânsito, revelou que os moradores das duas capitais adotam práticas de risco, seja como pedestres ou como motoristas. Porém a percepção dos entrevistados é de que os cariocas têm comportamento pior do que os paulistas. Para os consultados, os pedestres do Rio atravessam mais com o sinal vermelho e fora da faixa de pedestres, não olham para os dois lados da rua e falam ao celular ou enviam mensagens enquanto cruzam a pista.

Entre os motoristas, 32% dos moradores do Rio confessaram que dirigem e falam ao celular ao mesmo tempo, ante 28% dos paulistas. Apesar de o comportamento de risco aparentemente ser maior no Rio, foi em São Paulo que os motoristas disseram que passaram por situação perigosa ao volante por conta da distração: 56% contra 40%.

A Alternativa Pesquisa de Mercado ouviu 1.020 pessoas, das quais 54% dirigem, entre 15 e 20 de junho. O trabalho foi encomendado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e será apresentado amanhã na abertura do 25.º Congresso ORTRA Internacional, que reunirá três mil ortopedistas no Rio de Janeiro. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. No Brasil, em 2010, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 185 milhões no atendimento de vítimas.

DADOS - Entre os motoristas que enfrentaram alguma situação de risco enquanto dirigiam, 23% estavam falando ao celular ou se distraíram ao tentar atender o aparelho. Esse comportamento é mais comum entre os mais jovens: na faixa etária de 18 a 30 anos 41% reconhecem que usam o celular e dirigem ao mesmo tempo.

"O sistema cognitivo está focado no dirigir e, de repente, é obrigado a mudar a atenção e dividi-lo com o assunto que está sendo tratado ao telefone. O motorista imediatamente reduz a velocidade, não presta atenção ao trânsito e perde o senso de julgamento de que está em risco", explica o ortopedista Marcos Musafir, um dos organizadores do congresso e consultor em traumatologia da OMS. Ele cita estudo cognitivo da OMS, que simulou distrações de um motorista, e mostrou que o risco de acidente aumenta em até 400%.

"O celular aparece como o grande problema para os motoristas, tanto entre os que assumem a prática, quanto na percepção da população: 84% dos entrevistados citam o uso do celular como as distrações mais observadas. A pesquisa pode balizar campanhas públicas para reduzir o índice de acidentes, como o fabricante de cigarro tem que publicar que aquele produto faz mal para a saúde, o fabricante de cerveja anunciar que não se deve beber e dirigir, a operadora de celular deve colocar algum alerta sobre o uso do aparelho no trânsito", defende Benitz Calvo, diretor da Alternativa Pesquisa de Mercado.

PEDESTRES - Não são só motoristas que assumem comportamentos de risco. Quem anda pelas ruas também precisa mudar seus hábitos. As maiores distrações são atravessar com o sinal vermelho, na percepção de 77% dos entrevistados - no Rio de Janeiro esse índice é de 88%, ante 67% em São Paulo; cruzar a pista fora da faixa, para 74% dos entrevistados; e não olhar para os dois lados da rua, segundo 66%.

Os pedestres entrevistados disseram ainda que, enquanto atravessam a rua, conversam com outras pessoas (47%), correm ou fazem ziguezagues entre os carros (46%) e falam ao celular (38%). "Ziguezaguear é um comportamento de alto risco, porque pode vir uma motocicleta entre os carros", afirma Musafir.

A pesquisa demonstra também que os pedestres têm grande dificuldade de atravessar no local adequado por falta de sinalização e orientação - 64% dos entrevistados responderam que não encontram as faixas quando precisam. No Rio de Janeiro, a situação é ligeiramente pior do que em São Paulo: 67% ante 61%.

Para Musafir, a pesquisa comprova "o óbvio". "O que a gente quer é alertar para o risco do comportamento distraído no trânsito", diz o ortopedista. A pesquisa demonstra ainda que os entrevistados têm consciência das atitudes de risco e sabem como evitar acidentes - 79% recomendam que motoristas e pedestres não falem ao celular enquanto dirigem ou atravessam a rua, 23% sugerem que o motorista não deve dirigir caso tenha ingerido bebida alcoólica e para 21% quem está ao volante deve evitar conversas com passageiros.

Fonte: Do Ne10

Trânsito na Av. Agamenon Magalhães passa por modificações


Um dos corredores de maior fluxo de veículos da cidade - onde trafegam diariamente em média 86 mil nos dois sentidos - a Avenida Agamenon Magalhães vai passar por algumas mudanças a partir deste sábado (23). Por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) serão implantados giros de quadra, em substituição a entradas à esquerda, e três acessos que fazem a ligação entre a pista principal e a pista local no sentido Olinda/Boa Viagem serão eliminados.

As modificações fazem parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, e até dezembro devem ser concluídas operações também nas avenidas Norte e Abdias de Carvalho. Para orientar os condutores serão implantadas novas placas de sinalização, advertindo sobre as mudanças na via. Além disso, a partir desta terça-feira (19) será iniciada uma campanha educativa nos principais pontos da avenida, com entrega de panfletos informativos, que segue até o dia 29 de julho.

Serão fechados três acessos que ligam a pista principal à local na Avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr. Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local em frente ao Clube Português) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco. Com a eliminação das passagens, haverá uma maior fluidez na circulação dos veículos tanto na pista principal como na secundária.

Outra medida é a proibição de realizar o giro à esquerda, no horário das 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem. Os motoristas agora deverão realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da Avenida Agamenon Magalhães. Assim, a CTTU pretende evitar que se formem retenções devido à obstrução de uma das faixas na via com os carros aguardando o momento de entrar à esquerda.

Com a ação, será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon, situados na altura da Rua General Joaquim Inácio e Rua Bandeira Filho para também das 7h às 22h:

AVENIDA RUI BARBOSA – Para cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rui Barbosa, os motoristas na pista principal, em direção à Boa Viagem, terão que fazer um novo percurso. Devem acessar a pista local da avenida nas proximidades da Rua Buenos Aires, depois entrar à direita na Rua Dr. Bandeira Filho, passar pela Praça do Entroncamento, pegar a Rui Barbosa e seguir em frente.

RUA HENRIQUE DIAS – No sentido Olinda/ Boa Viagem, será proibido que os motoristas na pista principal da Agamenon dobrem à esquerda no pontilhão em frente à Rua Henrique Dias. Agora, os condutores precisam pegar a pista local da Agamenon, logo após o Hospital da Restauração, entrar à direita na Rua Amauri de Medeiros, depois à esquerda na Rua Jener de Souza e, novamente, à esquerda na Rua Henrique Dias.

HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO
– O motorista que quiser acessar o Hospital da Restauração, no sentido Olinda/ Boa Viagem, deve entrar na pista local logo após a descida do Viaduto da João de Barros ou na entrada após a Rua Buenos Aires (esta será o último acesso à unidade hospitalar para quem sai de Olinda).

Também haverá a mudança no itinerário de 13 linhas de ônibus. Por conta do fechamento dos acessos que ficam em frente ao Clube Português, cinco linhas deixarão de trafegar pela Rua São Salvador e passarão a trafegar pela Rua 48 para ter acesso à Agamenon Magalhães:

1. 723-Cajueiro (Via Derby)
2. 760-Dois Unidos/Derby
3. 780-Alto Santa Terezinha/Derby
4. 830-Caixa D’Água/Derby
5. 850-Aguazinha/Joana Bezerra

Já nove linhas provenientes da Rua Dom Bosco deixarão de entrar na pista local por conta do fechamento do acesso em frente ao Hospital da Restauração e de atender à parada de ônibus localizada na pista local em frente à unidade. Com isso, elas passarão a atender ao ponto localizado na pista central da Agamenon Magalhães. Após esta parada, os ônibus entrarão na pista local pelo acesso posterior ao que foi interditado:

1. 351-Curado II
2. 352-Curado II (Bacurau)
3. 361-Curado IV - R.14
4. 362-Curado IV (Bacurau)
5. 363-Curado IV - Av. 01
6. 421-Torrões e 431-Cidade Universitária.
7. 982-Conjunto Beira Mar/Derby



Fonte Ne10


quinta-feira, 7 de julho de 2011

1º BPTRAN REALIZA INSTRUÇÕES DE TIRO DEFENSIVO DE PRESERVAÇÃO DA VIDA "MÉTODO GIRALDI"



O 1º BPTran, tendo por objetivo capacitar policiais militares desta OME na utilização da pistola Taurus cal. 40 e no desempenho das atividades de policiamento de trânsito, está realizando instruções de tiro defensivo de preservação da vida ,que está acontecendo na Companhia Independente de Policiamneto com Cães (CIPCães), utilizando o Método Giraldi como fundamento. As intruções tiveram início em 04 de julho de 2011 e irá até o dia 07 de julho. Está sendo ministradas por instrutores capacitados, conforme autorização e indicação da Gerência de Integração e Capacitação da SDS (GICAP), sendo um coordenador, um instrutor titular e três instrutores secundários.

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