sexta-feira, 18 de maio de 2012

1° BPTRAN - EXCELÊNCIA NAS ESCOLTAS

Foto veiculada na Revista Segurança Tecnologia e Defesa, ano 29 – Edição Especial 08 – Maio/2012 “O Motociclismo Policial” – Motociclistas do GOTT/1° BPTran (Grupo de Operações Táticas de Trânsito) na escolta de equipes dos times do Futebol Pernambucano


Quando se fala em batedores e escoltas no Estado de Pernambuco, é impossível não mencionar os policiais do 1° Batalhão de Policiamento de Trânsito – 1° BPTran. Com suas motos amarelas, eles fecham cruzamentos e desbravam caminhos. Em geral, os motociclistas são posicionados para garantir a circulação dos veículos oficiais de Presidentes, Governadores, Embaixadores e demais autoridades, bem como, de pessoas que carecem de proteção, devido à fama proveniente dos meios artístico e esportivo, como artistas renomados e times e seleções de futebol.

Além de cuidarem da segurança, os batedores zelam pela pontualidade. E quando entram em ação, a sincronia tem que ser perfeita, nenhum motociclista pode tomar qualquer atitude individual que saia do contexto do serviço. E para isso, o 1° BPTran se preocupa logo cedo na capacitação desses profissionais, executando as doutrinas e treinando exaustivamente as técnicas de pilotagens nos cursos específicos dentro e fora da corporação.

      E com a proximidade da Copa das Confederações – 2013 e da Copa do Mundo de 2014, a mobilização dos serviços de escoltas será bastante importante, sendo um dos pontos cruciais do planejamento de segurança e de mobilidade urbana. “Como já possuímos experiências e doutrinas no serviço de escolta, vamos procurar capacitar e executar mais treinamento dos policiais para continuarmos a excelência desse serviço na Copa do Mundo” afirma a Major PM Hélida Bione, Comandante do 1° BPTran.  

PNEU VAZIO PODE COMPROMETER A SEGURANÇA DO VEÍCULO


Mariana Czerwonka
Um novo estudo norte-americano, realizado pelo National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), mostra que 5% dos veículos envolvidos em acidentes naquele país estavam com problemas nos pneus. A conclusão do estudo é de que veículos com pneus vazios têm três vezes mais probabilidade de se envolver em um acidente.
“Os freios param as rodas, mas são os pneus que param o veículo e por isso devem sempre estar em bom estado”, diz Elaine Sizilo, especialista em trânsito e consultora do Portal. Ainda segundo a especialista um veículo com problemas nos pneus tem menor chance de evitar uma colisão, devido a maior distância percorrida entre a freada e a parada total do veículo, também conhecida como distância de frenagem.
Segundo o estudo estes problemas são aumentados em condições adversas como a chuva, por exemplo. Durante ou após as chuvas, a água acumulada sobre a pista pode provocar situações especiais de perigo como a aquaplanagem, fenômeno no qual os pneus não conseguem remover a lâmina de água e, literalmente, perdem o contato com a pista.
A aquaplanagem ocorre pela combinação dos seguintes fatores: excesso de água na pista, velocidade incompatível e pneus com profundidade de sulco insuficientes, ou popularmente chamados de carecas. “Durante a aquaplanagem, a direção fica repentinamente leve e o condutor perde o controle do veículo”, explica Sizilo.
Pneus com profundidade de sulcos menor que 1,6 mm, já são considerados “carecas” e o seu uso é totalmente desaconselhado. “Além de aumentar o risco de aquaplanagem, pneus neste estado comprometem a segurança em curvas e frenagens e podem estourar a qualquer momento”, afirma Sizilo.
Para a especialista este estudo serve para comprovar a necessidade de manter adequadamente a manutenção e calibragem dos pneus. “O motorista deve calibrar os pneus regularmente, obedecendo às recomendações do fabricante. Além disso, é necessário fazer o balanceamento das rodas e alinhamento da direção, sempre que trocar os pneus ou notar vibrações no veículo e oscilações no volante. O estepe também deve estar em perfeitas condições”, conclui Sizilo.
Fonte: www.portaldotransito.com.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

POLICIAIS DO 1° BPTRAN EFETUARAM PRISÃO DE TRAFICANTE E APREENDERAM 304 GRAMAS DE CRACK EM JARDIM SÃO PAULO



Por volta das 18h00 do dia 15MAI12, após o término da Operação Corredor Periférico, policiais militares do Grupo de Operações Táticas de Trânsito – GOTT do 1° BPTran, em deslocamento na BR 101, nas proximidades do viaduto de Jardim São Paulo, se depararam com um indivíduo na motocicleta de placa KKH 7844 em atitude suspeita, que ao perceber a presença dos policiais, tentou se evadir do local, porém,  não conseguindo êxito, tombou na via. Em seguida, foi realizada a busca pessoal no suspeito (Genilson Vicente Ferreira) de 20 anos, tendo sido encontrado com o mesmo 304 (trezentos e quatro) gramas de Crack. O elemento após algemado ainda tentou fugir correndo entre os carros na citada rodovia federal, sendo novamente imobilizado e conduzido com o material entorpecente, a moto e os outros pertences a Delegacia da Várzea, onde foi lavrado o competente Auto de Prisão de Flagrante Delito.

terça-feira, 15 de maio de 2012

ATUAÇÃO DO 1º BPTRAN FOI PRIMORDIAL PARA A SEGURANÇA DOS JOGOS DA FINAL DO CAMPEONATO PERNAMBUCANO DE FUTEBOL - 2012





Eficiência e profissionalismo marcaram a participação do 1º Batalhão de Policiamento de Trânsito – 1º BPTran no esquema de segurança e de trânsito nas duas partidas correspondentes da Final do Campeonato Pernambucano de Futebol – 2012, referentes aos Times de maiores torcidas do Estado, Sport X Santa Cruz. Tal planejamento compreendeu toda a estrutura de interdições  e fluidez das vias, a fim de permitir o acesso e minimizar os transtornos do trânsito, bem como, nas escoltas das equipes envolvidas, garantindo a segurança dos atletas e comissões técnicas.
O primeiro Jogo realizado no Estádio José do Rêgo Maciel (ARRUDA), no dia 06MAI12, apesar das especulações sobre rixas de torcidas rivais, o clima da partida foi tranquilo, e o torcedor pôde comparecer no local do jogo sem preocupação, principalmente no trânsito, devido a todo o planejamento elaborado para garantir as interdições e a fluidez das vias de acesso.
E já no segundo jogo, realizado no Estádio Aldemar da Costa Carvalho (Ilha do Retiro), no dia 13MAI12, apenas se precisou repetir o mesmo planejamento, adequando-se ao local do jogo. E novamente o 1º BPTran, com o esquema operacional no trânsito, foi essencial para minimizar os transtornos e garantir a segurança dos torcedores.      

sábado, 12 de maio de 2012

RECUSA DE BAFÔMETRO NÃO IMPEDE PUNIÇÃO ADMINISTRATIVA




Motorista suspeito de dirigir sob o efeito de álcool pode ser autuado pela infração de trânsito mesmo quando se nega a realizar o teste do bafômetro ou o exame de sangue. Com esse entendimento, o juiz Rafael Wolff, da Justiça Federal da 4ª Região, em Lajeado (RS),considerou válida a autuação aplicada a um motorista que se recusou a fazer o teste com bafômetro e o exame de sangue. A embriaguez foi constatada por termo lavrado pela autoridade policial, subscrito por duas testemunhas.
De acordo com o processo, a concentração de álcool no organismo somente precisa ser apurada em relação à conduta criminosa. No que diz respeito à infração de trânsito, não é necessário verificar a quantidade ingerida da substância, apenas sua presença no organismo.
Em sua decisão, Wolff distinguiu a esfera criminal, onde o acusado não pode ser punido por se negar a produzir prova contra si, da administrativa, onde isso é possível desde que respeitado o Princípio da Legalidade. O magistrado entendeu, ainda, que a Polícia Rodoviária Federal (PRF) atendeu aos requisitos previstos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao fundamentar a fiscalização em uma das hipóteses legais.
Embora a autuação tenha sido considerada legal, a aplicação da penalidade foi anulada por falta de intimação pessoal do acusado na seara administrativa, o que implica em ofensa ao devido processo legal.

FONTE: Portal do Trânsito

O RISCO DE MANDAR MENSAGENS DE TEXTO AO DIRIGIR




Com a crescente popularidade dos smartphones, as mensagens de texto estão se tornando o método preferido de comunicação para muitos brasileiros. Na verdade, um jovem que tenha entre 18 e 24 anos recebe e envia em média mais de 40 mensagens por dia, de acordo com um recente estudo do Pew Research Center, um centro de pesquisas norte- americano. E muitos desses textos são enviados ou recebidos, por quem está atrás do volante. “O jovem dirige de forma mais arrojada, no sentido de aceitar mais os riscos na direção”, diz Dr. David Duarte Lima, professor da Universidade de Brasília (UnB) David Duarte Lima, doutor em Segurança de Trânsito.
Este tipo de distração fere um dos princípios da direção defensiva que é a atenção, pois o condutor perde o foco do que está fazendo e não enxerga os perigos à sua volta. “O estado precisa investir mais em educação para que as pessoas sejam mais atenciosas no trânsito”, afirma o professor.
Estudos comprovam que falar ao celular enquanto dirige aumenta em 400% o risco de acidentes, mas nem todos que falam ao celular se acidentam. “A pessoa fala uma vez e não se acidente, fala duas vezes e não se acidenta, inconscientemente ela vai pensar que pode falar e dirigir. Isto é um grande problema, uma falsa resposta”, explica Dr. David.
Para o professor, o cidadão precisa ser conscientizado. “Aquele que fala ao celular enquanto dirige não é um bandido, é uma pessoa comum, um pai de família ou um trabalhador que precisa ser sensibilizado para ter atitudes corretas na direção de um veículo”, diz.
Segundo estatísticas, no Brasil, de cada dez mil pessoas que usam o celular enquanto dirigem apenas uma é flagrada.

FONTE: Portal de Trânsito

POLICIAIS DO 1º BPTRAN PRENDEM PESSOA POR RECEPTAÇÃO DE VEÍCULO ROUBADO E POSSE ILEGAL DE ARMA DE FOGO NO IBURA



No dia 16ABR12, durante a Operação Corredor Periférico no bairro da UR-02, policiais do 1º BPTran foram informados que havia um carro suspeito na Rua Janaína Dornelas. O veículo se tratava de um VW/GOL de Placa PEJ 4318 PE que havia sido roubado no dia 11ABR12, na Av. Barão de Souza Leão, Boa Viagem. Em seguida ao encontrar o citado automóvel, os policiais militares do 1º BPTran fizeram diligências na residência, da qual, o carro estava estacionado, e ao abordar uma moradora, a mesma informou que o veículo estava sobre a responsabilidade do seu esposo, RAFAEL MORAES DOS SANTOS. E ao adentrar na residência, com o consentimento da referida moradora, foi encontrada a espingarda Nylon 66, cal. 22, momento este que o Sr. RAFAEL chegou ao local, e imediatamente foi conduzido a Delegacia de Roubo e Furto de Veículos, juntamente com a arma e o citado carro, onde foi autuado em flagrante delito por receptação de veículo roubado e posse ilegal de arma de fogo.