Policiais Militares do 1º BPTran estão sendo qualificados para atuarem nas blitzes educativas sobre o transporte de crianças em carros de passeio. Durante todo o mês de maio, no DETRAN-PE, acontecem oficinas de treinamento, com carga horária de 16h/aula para cerca de cem servidores que participarão das blitzes educativas programadas pelo órgão. As blitzes aconteceram na terça-feira, 18/05 na Região Metropolitana e municípios do interior do estado.
Para melhor preparação dos agentes de trânsito também estão agendadas duas palestras sobre o assunto, nos dias 28 e 31 de maio. No dia 04 de junho acontecerá uma grande blitz educativa no Parque da Jaqueira. A iniciativa faz parte de uma campanha para conscientizar os condutores a respeito da resolução 277 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), que regulamenta os artigos 64/65 do Código de Transito Brasileiro onde determina que, crianças com até dez anos de idade sejam transportadas no banco traseiro e, de acordo com a idade, fará uso de dispositivos específicos de segurança.
A partir de 09 de junho começa, em todo o país, a fiscalização punitiva. Para o condutor que não respeitar a determinação, a lei prevê a perda de sete pontos na carteira, apreensão do veículo e multa de R$ 191,54. Vale lembrar que transportes públicos, como táxis e lotações estão fora da determinação.
O que especifica a lei:
-Até 1 ano de idade: Devem ficar no bebê conforto, no banco de trás e no sentido contrário ao movimento do veículo.
-Maiores de 1 ano e até 4 anos de idade: Devem ficar na cadeirinha, no banco de trás e no mesmo sentido do movimento do veículo
-Maiores de 4 anos até 7 anos e meio de idade: Devem utilizar assento de elevação
-Maiores de 7 anos e meio até 10 anos de idade: Devem ficar com o cinto de segurança.
Nenhum comentário:
Postar um comentário