terça-feira, 19 de julho de 2011

Trânsito na Av. Agamenon Magalhães passa por modificações


Um dos corredores de maior fluxo de veículos da cidade - onde trafegam diariamente em média 86 mil nos dois sentidos - a Avenida Agamenon Magalhães vai passar por algumas mudanças a partir deste sábado (23). Por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) serão implantados giros de quadra, em substituição a entradas à esquerda, e três acessos que fazem a ligação entre a pista principal e a pista local no sentido Olinda/Boa Viagem serão eliminados.

As modificações fazem parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, e até dezembro devem ser concluídas operações também nas avenidas Norte e Abdias de Carvalho. Para orientar os condutores serão implantadas novas placas de sinalização, advertindo sobre as mudanças na via. Além disso, a partir desta terça-feira (19) será iniciada uma campanha educativa nos principais pontos da avenida, com entrega de panfletos informativos, que segue até o dia 29 de julho.

Serão fechados três acessos que ligam a pista principal à local na Avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr. Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local em frente ao Clube Português) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco. Com a eliminação das passagens, haverá uma maior fluidez na circulação dos veículos tanto na pista principal como na secundária.

Outra medida é a proibição de realizar o giro à esquerda, no horário das 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem. Os motoristas agora deverão realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da Avenida Agamenon Magalhães. Assim, a CTTU pretende evitar que se formem retenções devido à obstrução de uma das faixas na via com os carros aguardando o momento de entrar à esquerda.

Com a ação, será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon, situados na altura da Rua General Joaquim Inácio e Rua Bandeira Filho para também das 7h às 22h:

AVENIDA RUI BARBOSA – Para cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rui Barbosa, os motoristas na pista principal, em direção à Boa Viagem, terão que fazer um novo percurso. Devem acessar a pista local da avenida nas proximidades da Rua Buenos Aires, depois entrar à direita na Rua Dr. Bandeira Filho, passar pela Praça do Entroncamento, pegar a Rui Barbosa e seguir em frente.

RUA HENRIQUE DIAS – No sentido Olinda/ Boa Viagem, será proibido que os motoristas na pista principal da Agamenon dobrem à esquerda no pontilhão em frente à Rua Henrique Dias. Agora, os condutores precisam pegar a pista local da Agamenon, logo após o Hospital da Restauração, entrar à direita na Rua Amauri de Medeiros, depois à esquerda na Rua Jener de Souza e, novamente, à esquerda na Rua Henrique Dias.

HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO
– O motorista que quiser acessar o Hospital da Restauração, no sentido Olinda/ Boa Viagem, deve entrar na pista local logo após a descida do Viaduto da João de Barros ou na entrada após a Rua Buenos Aires (esta será o último acesso à unidade hospitalar para quem sai de Olinda).

Também haverá a mudança no itinerário de 13 linhas de ônibus. Por conta do fechamento dos acessos que ficam em frente ao Clube Português, cinco linhas deixarão de trafegar pela Rua São Salvador e passarão a trafegar pela Rua 48 para ter acesso à Agamenon Magalhães:

1. 723-Cajueiro (Via Derby)
2. 760-Dois Unidos/Derby
3. 780-Alto Santa Terezinha/Derby
4. 830-Caixa D’Água/Derby
5. 850-Aguazinha/Joana Bezerra

Já nove linhas provenientes da Rua Dom Bosco deixarão de entrar na pista local por conta do fechamento do acesso em frente ao Hospital da Restauração e de atender à parada de ônibus localizada na pista local em frente à unidade. Com isso, elas passarão a atender ao ponto localizado na pista central da Agamenon Magalhães. Após esta parada, os ônibus entrarão na pista local pelo acesso posterior ao que foi interditado:

1. 351-Curado II
2. 352-Curado II (Bacurau)
3. 361-Curado IV - R.14
4. 362-Curado IV (Bacurau)
5. 363-Curado IV - Av. 01
6. 421-Torrões e 431-Cidade Universitária.
7. 982-Conjunto Beira Mar/Derby



Fonte Ne10


Nenhum comentário:

Postar um comentário