segunda-feira, 28 de novembro de 2016

AÇÕES DA LEI SECA EM PARCERIA COM O PROGRAMA DE ENSINO E PESQUISA EM EMERGÊNCIAS - PEPEAV  DA UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE: UM RELATO DE EXPERIENCIA 

                          Os acidentes de trânsito, constituem "epidemias" e entram na agenda da saúde pública devido a morbimortalidade. Entre as  vitimas de acidentes de transporte no Brasil, destacam-se os motociclistas. Em Pernambuco desde 2011 sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde, a Operação Lei Seca - OLS representa uma das mais bem  sucedidas políticas públicas de redução de acidentes de trânsito por embriaguez. Essa ação educativa para prevenir acidentes provocados pela combinação de álcool e trânsito, a partir do 2º semestre de 2015, envolve a Polícia Militar de Pernambuco (através da OLS), a Universidade de Pernambuco - UPE - através da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças - FENSG pelo  Programa de ensino e pesquisa em Emergências, Acidentes e Violências - PEPEAV, o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco - CBMPE - através do Grupamento de Bombeiros de Atendimento Pré-hospitalar - GBAPH, e o SAMU metropolitano do Recife. 
                   O estudo teve como objetivo relatar a experiência dos acadêmicos de enfermagem, enquanto monitores de socorros de Urgência em Educação Física, ao participar de ações da OLS atreladas ao PEPEAV. Trata-se de um relato de experiencia de caráter descritivo. O PEPEAV é um espaço institucional bipartite entre a UPE e o CBMPE. Atuando nos cursos de graduação e especialização em saúde da UPE, em cursos de formação do CBMPE,  em escolas públicas e particulares do Estado, nas instituições de saúde, nas instituições de segurança pública. As atividades do PEPEAV na OLS foram realizadas através de Blitz que aconteceram preferencialmente aos sábados e aos domingos à tarde, ao longo do 2º semestre de 2015, abordagem de 250 a 350 pessoas. Nos sábados a Blitz educativa se localizava na Avenida Agamenon Magalhães, sentido Olinda - Boa Viagem, antes do Viaduto da Avenida Norte. Nos domingos se localizava sob o Viaduto Tancredo neves, sentido Aeroporto - Olinda.
                          As ações da OLS, em parceria com a UPE, buscaram alertar a população dos riscos do consumo de bebida alcoólica associado á direção. Rotineiramente as Blitz Educativas são constituídas pela OLS, PEPEAV, GBAPH, e SAMU. Mas outras forças amigas se somam. É o caso dos Batalhões de Área da PMPE, PRF, Guardas Municipais, CEPAM, Programas de Políticas Públicas de Saúde, entre outros. Realizaram-se palestras relâmpagos, prestam-se informações sobre o uso e funcionamento do bafômetro, faz-se exposição de ambulâncias e equipamentos de atendimento pré- hospitalar, fazem-se exposições de prestação de primeiro socorros e distribuição de material educativo, entre outras atividades. No ano de 2015, em comparação a 2014, a OLS em Pernambuco reduziu em 12,3% as infrações por alcoolemia, em 18% as constatações por dirigir após o consumo de álcool e 47% os casos de alcoolemia considerados crime.
                É através da educação para o trânsito, que a população é alertada dos riscos de morbimortalidade pela combinação de bebida alcoólica e direção. As atividades desenvolvidas pelos monitores são bem recebidas pelos condutores e seus acompanhantes. Que também se beneficiam das próprias ações, pois entendem a importância de condutores responsáveis. Dessa forma, possibilita-se a diminuição dos acidentes de trânsito e, consequentemente, a eliminação dessa epidemia em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário