sábado, 19 de junho de 2010

Lei Seca completa dois anos

Ministros das Cidades e da Saúde participam de evento no Rio de Janeiro, onde será lançada nova campanha de conscientização no trânsito

        
Os ministros das Cidades, Marcio Fortes de Almeida, e da Saúde, José Gomes Temporão, fazem balanço de dois anos de vigência da Lei Seca e participam do lançamento de campanha de conscientização no trânsito, nesta sexta-feira (18) no Rio de Janeiro.
A Lei Seca (Lei 11.705), publicada em junho de 2008, alterou os artigos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Segundo a Lei, o condutor que for flagrado dirigindo sob a influência de álcool ou de qualquer substância psicoativa terá a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por doze meses, multa de R$ 957,70, além da retenção do veículo até a apresentação de condutor habilitado. A partir da promulgação da Lei Seca o Ministério das Cidades tem promovido campanhas de concientização sobre a importância de não dirigir sobre inflência do álcool, entre elas “Se for dirigir, não beba: Viver essa é a Lei”, "Que lembranças você quer levar do Carnaval" e "Eu sou Legal no Trânsito".
Dentro das ações voltadas à segurança no trânsito, o ministro Marcio Fortes lembra que o Comitê Nacional de Mobilização pela Saúde, Segurança e Paz no Trânsito, coordenado pelo Ministério das Cidades/Denatran, tem discutido e avaliado propostas para a elaboração do Plano Nacional de Redução de Acidentes e Segurança Viária para a próxima década. O Plano Nacional segue a Resolução da Assembléia Geral das Nações Unidas, de 02 de março de 2010, que estabelece o período de 2011 a 2020 como a “Década de Ações para Segurança Viária”.
      Entre as propostas do Plano Nacional estão o fortalecimento da capacidade de gestão do Sistema Trânsito, implementação da Inspeção Técnica Veicular, criação de programas de proteção ao pedestre, ciclista e motociclista e a promoção do cuidado e atenção integral às vítimas de trânsito. 

Campanha de trânsito
       O Ministério das Cidades inicia campanha publicitária no próximo domingo (20), que visa alertar motoristas em férias sobre a importância de tomar alguns cuidados antes de viajar e de não abusar da velocidade nas estradas. As peças serão veiculadas nacionalmente em televisão, rádio, jornais de capitais e mídia exterior.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário