sexta-feira, 22 de julho de 2011

1º BPTRAN REALIZA CAPACITAÇÃO PARA MILITARES DO 7º DESURP EXÉRCITO


O 1º BPTran realizou nos dias 12 e 13 de julho de 2011 uma capacitação para os militares do 7º Depósito de Suprimento do  Exército Brasileiro, situado na Rua Gen Estilac Leal, 439, Cabanga, Recife- PE. Foram ministradas instruções teóricas e práticas, sendo as teóricas em sala de aula e as práticas no pátio interno do 7º DESURP e na via pública em frente ao aquartelamento.
Os militares tiveram instrução dos seguintes módulos: direção defensiva, práticas de procedimentos com uso de apitos, e gestos de procedimentos para parada de veículos em via pública. As instruções tiveram como objetivo capacitar os militares daquela Unidade Militar sobre os procedimentos a serem adotados quando de serviço de guarda, para adquirir conhecimento para executar o balizamento da via frontal do quartel nos horários de grande movimentação de carros, visando dar mais segurança no balizamento da via do 7º Depósito de Suprimento do Exército Brasileiro.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Celular é a principal causa de distração ao volante


Pesquisa inédita, feita no Rio de Janeiro e em São Paulo para avaliar a distração no trânsito, revelou que os moradores das duas capitais adotam práticas de risco, seja como pedestres ou como motoristas. Porém a percepção dos entrevistados é de que os cariocas têm comportamento pior do que os paulistas. Para os consultados, os pedestres do Rio atravessam mais com o sinal vermelho e fora da faixa de pedestres, não olham para os dois lados da rua e falam ao celular ou enviam mensagens enquanto cruzam a pista.

Entre os motoristas, 32% dos moradores do Rio confessaram que dirigem e falam ao celular ao mesmo tempo, ante 28% dos paulistas. Apesar de o comportamento de risco aparentemente ser maior no Rio, foi em São Paulo que os motoristas disseram que passaram por situação perigosa ao volante por conta da distração: 56% contra 40%.

A Alternativa Pesquisa de Mercado ouviu 1.020 pessoas, das quais 54% dirigem, entre 15 e 20 de junho. O trabalho foi encomendado pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot) e será apresentado amanhã na abertura do 25.º Congresso ORTRA Internacional, que reunirá três mil ortopedistas no Rio de Janeiro. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), 1,3 milhão de pessoas morrem por ano em acidentes de trânsito. No Brasil, em 2010, o Sistema Único de Saúde (SUS) gastou R$ 185 milhões no atendimento de vítimas.

DADOS - Entre os motoristas que enfrentaram alguma situação de risco enquanto dirigiam, 23% estavam falando ao celular ou se distraíram ao tentar atender o aparelho. Esse comportamento é mais comum entre os mais jovens: na faixa etária de 18 a 30 anos 41% reconhecem que usam o celular e dirigem ao mesmo tempo.

"O sistema cognitivo está focado no dirigir e, de repente, é obrigado a mudar a atenção e dividi-lo com o assunto que está sendo tratado ao telefone. O motorista imediatamente reduz a velocidade, não presta atenção ao trânsito e perde o senso de julgamento de que está em risco", explica o ortopedista Marcos Musafir, um dos organizadores do congresso e consultor em traumatologia da OMS. Ele cita estudo cognitivo da OMS, que simulou distrações de um motorista, e mostrou que o risco de acidente aumenta em até 400%.

"O celular aparece como o grande problema para os motoristas, tanto entre os que assumem a prática, quanto na percepção da população: 84% dos entrevistados citam o uso do celular como as distrações mais observadas. A pesquisa pode balizar campanhas públicas para reduzir o índice de acidentes, como o fabricante de cigarro tem que publicar que aquele produto faz mal para a saúde, o fabricante de cerveja anunciar que não se deve beber e dirigir, a operadora de celular deve colocar algum alerta sobre o uso do aparelho no trânsito", defende Benitz Calvo, diretor da Alternativa Pesquisa de Mercado.

PEDESTRES - Não são só motoristas que assumem comportamentos de risco. Quem anda pelas ruas também precisa mudar seus hábitos. As maiores distrações são atravessar com o sinal vermelho, na percepção de 77% dos entrevistados - no Rio de Janeiro esse índice é de 88%, ante 67% em São Paulo; cruzar a pista fora da faixa, para 74% dos entrevistados; e não olhar para os dois lados da rua, segundo 66%.

Os pedestres entrevistados disseram ainda que, enquanto atravessam a rua, conversam com outras pessoas (47%), correm ou fazem ziguezagues entre os carros (46%) e falam ao celular (38%). "Ziguezaguear é um comportamento de alto risco, porque pode vir uma motocicleta entre os carros", afirma Musafir.

A pesquisa demonstra também que os pedestres têm grande dificuldade de atravessar no local adequado por falta de sinalização e orientação - 64% dos entrevistados responderam que não encontram as faixas quando precisam. No Rio de Janeiro, a situação é ligeiramente pior do que em São Paulo: 67% ante 61%.

Para Musafir, a pesquisa comprova "o óbvio". "O que a gente quer é alertar para o risco do comportamento distraído no trânsito", diz o ortopedista. A pesquisa demonstra ainda que os entrevistados têm consciência das atitudes de risco e sabem como evitar acidentes - 79% recomendam que motoristas e pedestres não falem ao celular enquanto dirigem ou atravessam a rua, 23% sugerem que o motorista não deve dirigir caso tenha ingerido bebida alcoólica e para 21% quem está ao volante deve evitar conversas com passageiros.

Fonte: Do Ne10

Trânsito na Av. Agamenon Magalhães passa por modificações


Um dos corredores de maior fluxo de veículos da cidade - onde trafegam diariamente em média 86 mil nos dois sentidos - a Avenida Agamenon Magalhães vai passar por algumas mudanças a partir deste sábado (23). Por meio da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) serão implantados giros de quadra, em substituição a entradas à esquerda, e três acessos que fazem a ligação entre a pista principal e a pista local no sentido Olinda/Boa Viagem serão eliminados.

As modificações fazem parte do Plano de Ações para o Trânsito do Recife 2011/2012, e até dezembro devem ser concluídas operações também nas avenidas Norte e Abdias de Carvalho. Para orientar os condutores serão implantadas novas placas de sinalização, advertindo sobre as mudanças na via. Além disso, a partir desta terça-feira (19) será iniciada uma campanha educativa nos principais pontos da avenida, com entrega de panfletos informativos, que segue até o dia 29 de julho.

Serão fechados três acessos que ligam a pista principal à local na Avenida Agamenon Magalhães, localizados entre as ruas São Salvador e Dr. Bandeira Filho (uma de saída e outra de entrada para a pista local em frente ao Clube Português) e a primeira agulha após a Rua Joaquim Nabuco. Com a eliminação das passagens, haverá uma maior fluidez na circulação dos veículos tanto na pista principal como na secundária.

Outra medida é a proibição de realizar o giro à esquerda, no horário das 7h às 22h, nos pontilhões localizados na altura da Avenida Rui Barbosa e da Rua Henrique Dias, no sentido Olinda/Boa Viagem. Os motoristas agora deverão realizar giros de quadras para ter acesso ao outro sentido da Avenida Agamenon Magalhães. Assim, a CTTU pretende evitar que se formem retenções devido à obstrução de uma das faixas na via com os carros aguardando o momento de entrar à esquerda.

Com a ação, será adequado o horário dos outros giros à esquerda da Agamenon, situados na altura da Rua General Joaquim Inácio e Rua Bandeira Filho para também das 7h às 22h:

AVENIDA RUI BARBOSA – Para cruzar a Avenida Agamenon Magalhães, na altura da Rui Barbosa, os motoristas na pista principal, em direção à Boa Viagem, terão que fazer um novo percurso. Devem acessar a pista local da avenida nas proximidades da Rua Buenos Aires, depois entrar à direita na Rua Dr. Bandeira Filho, passar pela Praça do Entroncamento, pegar a Rui Barbosa e seguir em frente.

RUA HENRIQUE DIAS – No sentido Olinda/ Boa Viagem, será proibido que os motoristas na pista principal da Agamenon dobrem à esquerda no pontilhão em frente à Rua Henrique Dias. Agora, os condutores precisam pegar a pista local da Agamenon, logo após o Hospital da Restauração, entrar à direita na Rua Amauri de Medeiros, depois à esquerda na Rua Jener de Souza e, novamente, à esquerda na Rua Henrique Dias.

HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO
– O motorista que quiser acessar o Hospital da Restauração, no sentido Olinda/ Boa Viagem, deve entrar na pista local logo após a descida do Viaduto da João de Barros ou na entrada após a Rua Buenos Aires (esta será o último acesso à unidade hospitalar para quem sai de Olinda).

Também haverá a mudança no itinerário de 13 linhas de ônibus. Por conta do fechamento dos acessos que ficam em frente ao Clube Português, cinco linhas deixarão de trafegar pela Rua São Salvador e passarão a trafegar pela Rua 48 para ter acesso à Agamenon Magalhães:

1. 723-Cajueiro (Via Derby)
2. 760-Dois Unidos/Derby
3. 780-Alto Santa Terezinha/Derby
4. 830-Caixa D’Água/Derby
5. 850-Aguazinha/Joana Bezerra

Já nove linhas provenientes da Rua Dom Bosco deixarão de entrar na pista local por conta do fechamento do acesso em frente ao Hospital da Restauração e de atender à parada de ônibus localizada na pista local em frente à unidade. Com isso, elas passarão a atender ao ponto localizado na pista central da Agamenon Magalhães. Após esta parada, os ônibus entrarão na pista local pelo acesso posterior ao que foi interditado:

1. 351-Curado II
2. 352-Curado II (Bacurau)
3. 361-Curado IV - R.14
4. 362-Curado IV (Bacurau)
5. 363-Curado IV - Av. 01
6. 421-Torrões e 431-Cidade Universitária.
7. 982-Conjunto Beira Mar/Derby



Fonte Ne10


quinta-feira, 7 de julho de 2011

1º BPTRAN REALIZA INSTRUÇÕES DE TIRO DEFENSIVO DE PRESERVAÇÃO DA VIDA "MÉTODO GIRALDI"



O 1º BPTran, tendo por objetivo capacitar policiais militares desta OME na utilização da pistola Taurus cal. 40 e no desempenho das atividades de policiamento de trânsito, está realizando instruções de tiro defensivo de preservação da vida ,que está acontecendo na Companhia Independente de Policiamneto com Cães (CIPCães), utilizando o Método Giraldi como fundamento. As intruções tiveram início em 04 de julho de 2011 e irá até o dia 07 de julho. Está sendo ministradas por instrutores capacitados, conforme autorização e indicação da Gerência de Integração e Capacitação da SDS (GICAP), sendo um coordenador, um instrutor titular e três instrutores secundários.

Quer vê mais imagens, visite a galeria de fotos.

terça-feira, 24 de maio de 2011

FONOAUDIÓLOGO PAULISTA É PRESO POR POLICIAIS DO 1° BPTRAN POR FURTO NO ARQUIPÉLAGO DE FERNANDO DE NORONHA


O fonoaudiólogo paulista Ricardo Ricciard, de 47 anos, foi detido por uma dupla de motociclista do 1° Batalhão de Policiamento de Trânsito (1° BPTran) na tarde da terça-feira (17MAI11) em Fernando de Noronha sob a acusação de furto. A vítima foi uma mulher de origem russa, de quem ele pegou a câmera fotográfica.
Os dois se conheceram na praia do Sancho, ao sair de lá, Ricardo se ofereceu para levar a bolsa da mulher e furtou sua máquina. Então, em seguida, Ricardo lhe deu uma carona em uma moto alugada, até uma farmácia. Enquanto a mulher comprava um remédio, ele aproveitou para fugir.
Voltou para a pousada onde estava e depois seguiu até o aeroporto, de onde viajaria para o continente. Mas, policiais do 1° BPTRan, avisados pela mulher, foram até o aeroporto e o prenderam.
O homem confessou o crime e alegou ser cleptomaníaco – distúrbio psicopatológico que faz a pessoa começar a roubar até coisas sem valor, sem muita consciência do ate e muitas vezes sem necessidade.
Fonte: Folha de Pernambuco

sexta-feira, 6 de maio de 2011

POLICIAS DO 1° BPTRAN RECUPERAM VEÍCULO ROUBADO, APREENDEM ARMA DE FOGO E PREDEM 03 PESSOAS NO BAIRRO DE BOA VIAGEM


No dia 29 abril de 2011, policiais do 1° BPTran, que executavam o serviço de motopatrulhamento, tomaram conhecimento através do CIODS que o veículo Corsa de placa KGY 3720 havia sido roubado e se encontrava com elementos em seu interior efetuando assaltos no bairro de Boa Viagem. Nesta Ocasião, o efetivo da citada Unidade Especializada de Trânsito conseguiu interceptar o mencionado automóvel na Av. Mal. Mascarenhas de Moraes, onde, aconteceu uma troca de tiros em virtude dos bandidos tentarem empreender uma fuga, porém, os policiais conseguiram deter os três meliantes.
Em seguida, foram identificados os três infratores, Paula Itala da Silva Muniz, 19 anos, Paulo Ricardo Lima de Oliveira, 22 anos e o menor C.B.B.L, 17 anos, e após fazer uma revista minunciosa no veículo foi apreendido o revólver calibre 38, contendo 04 (quatro) munições, sendo duas intactas e dua deflagradas. De imediato, Paula e o menor foram conduzidos para a Delegacia de Boa Viagem, enquanto, Paulo Ricardo precisou ser socorrido pelos policiais para UPA da Imbiribeira, que posteriormente foi transferido para o Hospital Getúlio Vargas, onde passou por cirurgia, haja vista ter sido alvejado na citada troca de tiros.
Posteriormente na Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos, o proprietário do carro se apresentou como vítima, foi realizado o termo de apreensão da arma de fogo, aberto o competente Auto de Prisão em Flagrante em desfavor dos elementos maiores de idade, enquanto o menor foi encaminhado à GPCA para as medidas cabíveis.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

PROTETOR LATERAL NAS CARROCERIAS DE CAMINHÕES, AGORA É EQUIPAMENTO OBRIGATÓRIO

A exigência do protetor lateral, equipamento de segurança, é regulamentada pela Resolução 323, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), publicada em 27 de julho de 2009 e alterada pela Deliberação 106 do órgão, de 28 de dezembro de 2010.

Na contramão da lei, motoristas estariam ignorando a instalação do protetor nas carrocerias dos caminhões. “Está havendo uma certa resistência por parte de quem está adquirindo o veículo. Não vi até agora nenhum caminhão equipado com o protetor”, questiona um empresário, que também atribui o esquecimento à fiscalização do componente. Muita gente esperou que o protetor não fosse cobrado. O equipamento de segurança é obrigatório e, mesmo assim, não é exigido nos veículos usados ou sinistrados.

Porém, para o Denatran, ao qual o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) é subordinado, a exigência não é viável. O órgão alega que, durante os estudos para elaboração das regras da Resolução 323, foi notado que muitos veículos em circulação não teriam condições estruturais para receber o protetor lateral. Assim, diante da constatação de inviabilidade de uso do dispositivo de segurança por parte de todos os veículos em circulação, o Contran decidiu que a norma atingiria apenas os veículos novos.

Questão de segurança

Essa opinião é compartilhada por Sérgio Correa, gerente de engenharia de produto da Guerra, uma das maiores fabricantes de reboques do Brasil, que também acredita que houve demora na obrigatoriedade do dispositivo. “O protetor é amplamente usado no Primeiro Mundo. A exigência demorou para ser introduzida no Brasil e é muito importante para motociclistas e transeuntes que, ao colidirem com um caminhão, não correm, o risco de ser esmagados pelas rodas do mesmo. O protetor diminui a severidade do acidente. Entre os caminhões usados, alguns técnicos no assunto defendem que a aplicação do protetor é totalmente inviável. Quando o reboque ou semireboque está velho, é trocado por outro, novo, com outros componentes de segurança. O protetor não poderia ser colocado em implementos usados, pois cada um tem um projeto diferente da padronização imposta pelo Contran.

Segundo este “Caderno de Veículos” apurou, a exigência do equipamento em questão tem sido observada com tranqüilidade entre os transportadores brasileiros. Quando um caminhão colide com uma motocicleta, bicicleta, um pedestre ou veículo menor, as barras do equipamento reduzem os danos material e pessoal.

Trata-se, portanto, de uma decisão lógica, justa e inteligente.

Fonte: Tribuna do Norte

quarta-feira, 27 de abril de 2011

FÓRUM DESAFIOS PARA O TRÂNSITO DE AMANHÃ DEBATE SITUAÇÃO DAS RODOVIAS


Dois dias após a Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Pernambuco anunciar aumentos de 144% no número de feridos e 119% no número de acidentes durante a Semana Santa, o Diario abre espaço para a discussão: como ter um trânsito mais seguro nas rodovias? O primeiro debate oficial do Fórum Desafios para o Trânsito de Amanhã, será hoje, a partir das 8h, na sede dos Diários Associados em Pernambuco. O fórum foi lançado em fevereiro passado com a discussão sobre o Seguro DPVAT. As rodovias federais que cortam o estado, ao todo 11, serão o tema de hoje. O professor da UFPE Maurício Pina vai abrir o evento com questões relativas à BR-101. Mas, até as 13h, os investimentos para a área, a fiscalização e a manutenção desses corredores, serão discutidos. O fórum será transmitido ao vivo pelo site http://www.pernambuco.com/.

Fonte: Diário de Pernambuco

POLICIAIS DO 1° BPTRAN EFETUARAM A PRISÃO DE DOIS TRAFICANTES E APRRENDERAM 121 PEDRAS DE CRACK


 No dia 22ABR11 (sexta-feira), policiais do Grupo de Operações Táticas de Trânsito - GOTT do 1° BPTran ao efetuar fiscalização na Av. Dr. José Rufino, próximo a estação de Tejipió, verificaram dois homens em uma moto em atitude suspeita, pois tentaram se evadir ao perceber a presença dos policiais. De imediato foi realizada uma abordagem aos mesmos, no qual foi encontrado com o condutor da motocicleta, Anderson Lourenço da Silva, 25 anos, 121 (cento e vinte uma) pedras de crack, e com o passageiro, Paulo Ricardo Silva de Oliveira, 23 anos, a quantia de R$ 600,00 (seiscentos reais) em espécies.
 Diante dos fatos, os atuados após receberem voz de prisão, forma encaminhados a Delegacia de Plantão da Várzea para a lavratura do competente Auto de Prisão em Flagrante Delito, por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

O 1° BPTRAN ESTÁ DE LUTO COM O FALECIMENTO DO CB PM ALAN


Uma notícia deixou todo efetivo do 1° BPTRAN bastante triste na manhã deste domingo (24ABR11), pois, chegara a conhecimento que o Cb QPMG ALAN CARNEIRO DE VASCONCELOS, havia sofrido um infarto e que mesmo sendo socorrido culminou com o seu falecimento, fato ocorrido na casa de familiares na cidade de Bonito/PE.
O Cb ALAN tinha 47 anos, e destes, 26 são dedicados ao serviço da Polícia Militar, atualmente pertencia a 2ª CPTRAN desta Unidade Especializada de Trânsito, era um policial bastante dedicado, responsável, e que angariava respeito e servia como espelho e exemplo para todos. Aos Familiares nossos profundos sentimentos, por uma pessoa que vai deixar bastante saudade em nossas vidas.
A Cerimônia de sepultamento acontecerá no dia 25ABR11, às 09h00 no cemitério da Cidade de BONITO/PE.

quinta-feira, 21 de abril de 2011

1º BPTRAN REALIZA A OPERAÇÃO PAIXÃO DE CRISTO DE NOVA JERUSALÉM EM FAZENDA NOVA




Acontecerá no período de 14 a 24ABR11, a encenação do Drama da Paixão de Cristo, que ocorrerá na Cidade Teatro de Nova Jerusalém, no distrito de Fazenda Nova, município de Brejo da Madre de Deus - PE, conhecido como a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém o “MAIOR TEATRO AO AR LIVRE DO MUNDO”. Evento este que contará com elevado número de pessoas de diversas regiões do Brasil e do exterior, inclusive personalidades e autoridades civis e militares.
Não obstante o implemento do evento acima citado haverá concomitantemente, a realização de romarias advindas dos municípios vizinhos, em especial, a do município de Poção estimada como uma das maiores romarias do Nordeste do Brasil. Desta forma, o 1° BPTran está lançando 09 (nove) policiais militares, diuturnamente, através de um  planejamento especial, com o emprego de esforço operacional no processo motorizado e a pé, no intuito de disciplinar orientar e controlar o trânsito, garantindo a fluidez, coibindo roubos e furtos de veículos e ações de meliantes no local, proporcionando assim, segurança aos participantes do evento.

terça-feira, 19 de abril de 2011

POLICIAIS DO 1° BPTRAN PRENDERAM DUAS PESSOAS PRATICANDO ASSALTOS NO BAIRRO DE AFOGADOS


Nesta última sexta-feira, dia 15 de abril de 2011, policiais militares do Grupamento de Operações Táticas de Trânsito - GOTT do 1° BPTran ao realizar deslocamento em caráter de rondas no bairro de Afogados,  foram acionados por populares, os quais informaram que nas proximidades duas pessoas em uma moto estava praticando pequenos assaltos a transeuntes. Em seguida foram efetuadas as diligências, e ao abordar uma dupla suspeita, percebeu-se que um deles tentou se desfazer da arma, um revólver cal. 38, n° 1780748. Desta forma, após a realização de uma busca pessoal minuciosa, o menor W. K. L. S. foi conduzido para a GPCA juntamente com um celular e a referida arma pelo cometimento do ato infracional. E o maior Fábio Rodrigo Gomes da Silva foi encontrado com ele, outro celular e uma carteira porta cédula com documentos de outra pessoa, sendo assim, conduzido a Delegacia de Plantão da Várzea para a confecção do Auto de Prisão em Flagrante Delito.

POLICIAIS DO BPTRAN EFETURAM A PRISÃO DE ASSALTANTE NO BAIRRO DE PEIXINHOS, OLINDA-PE.


No dia 05 de abril de 2011, policiais do 1° BPTran, que compõe o Grupamento de Operações Táticas de Trânsito – GOTT, realizavam uma blitz no bairro de Peixinhos, Olinda, quando tomaram conhecimento através do CIODS, que um assalto estava em andamento numa madeireira situada na Av. Presidente Kennedy. De imediato, o mencionado grupamento seguiu para o local, conseguindo abordar e prender o meliante de nome José Alexandre André dos Santos, e com ele 02 (dois) celulares, 02 (duas) câmeras digitais, 01 (um) Revólver cal. 38, 03 (três) munições intactas, e R$ 125,00 (cento e vinte e cinco reais) em dinheiro. Em seguida, todas as testemunhas e vítimas do acontecido foram apresentadas na Delegacia de Peixinhos, onde foi lavrado o competente Auto de Prisão e Flagrante Delito. Na ocasião foi levantada a fixa do acusado, e constatado que o mesmo foi condenado a 27 anos de prisão, porém, cumpriu 14 anos e 05 meses, e estava na condicional; e segundo populares, nesta ocorrência ainda havia outro suspeito que conseguiu fugir com um número maior de objetos, numa motocicleta que não foi informado maiores dados sobre o veículo.      

POLICIAIS MILITARES DO 1° BPTRAN EFETUAM A PRISÃO DE UMA DUPLA COM 14 MIL REAIS E UM REVÓLVER CAL. 38. EM JD. ATLÂNTICO, OLINDA.


No dia 31 de Março de 2011, uma blitz realizada na Av. João Cabral de Melo Neto, em Jardim Atlântico, Olinda, terminou com a prisão de dois homens com R$ 14 mil, um revólver de calibre 38, quatro celulares, um aparelho GPS e um papelote de maconha. A abordagem na via que liga a Av. Fagundes Varela e a rodovia estadual PE-15 foi feita por policiais do Grupo de Operações Táticas de Trânsito - GOTT do 1° Batalhão de Policiamento de Trânsito - 1° BPTRAN. O ex-presidiário Jeyson Dias Rodrigues, 35, e Anderson Virginio Diogo Ramos, 23, estavam em um Fiat Estrada registrado em nome de Jeyson quando foram abordados pela polícia.

De acordo com o soldado Fábio Vandré, responsável pela abordagem inicial, a dupla parou o carro a aproximadamente dez metros da blitz. "Eles estavam consumindo maconha e um companheiro se aproximou para auxiliar na abordagem. Revistamos o veículo e encontramos o revólver, o dinheiro e a pequena quantidade da droga", frisou.
Segundo o policial, os suspeitos afirmaram que o dinheiro seria utilizado na compra de 15 quilos de maconha. "Inicialmente, eles afirmaram que iriam comprar um carro. Depois, começaram a receber várias ligações perguntando pelo 'produto' e contaram que estavam indo pegar 15 quilos de maconha na PE-15. Atendemos o telefone como se fôssemos eles e esperamos no local, mas ninguém apareceu", destacou.
Jeyson cumpriu pena por tráfico de entorpecentes e, de acordo com a polícia, voltou recentemente do estado de São Paulo. A dupla foi encaminhada para o plantão da Delegacia de Casa Caiada.
Fonte: Folha de Pernambuco

segunda-feira, 18 de abril de 2011

USO DE SMARTPHONE AO DIRIGIR É MAIS PERIGOSO DO QUE O TELEFONE CELULAR

Nos últimos anos, o uso dos smartphones, que são telefones celulares que possibilitam o acesso à internet, tem crescido entre os brasileiros. Mas os usuários desse tipo de aparelho devem ficar atentos: da mesma forma que o celular, utilizar os smartphones para checar e-mails ou acessar a internet ao volante pode gerar multas e causar acidentes de trânsito.

De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o uso desse tipo de aparelho ao dirigir, se flagrado, o motorista pode ser enquadrado no Artigo 252 do Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe dirigir veículos automotores com apenas uma das mãos e utilizar telefone celular, mesmo com fones de ouvidos. A multa para esse tipo de infração é de R$ 85,13, e o condutor perderá 4 pontos na carteira.

O Diretor do Departamento de Medicina Ocupacional da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Dirceu Rodrigues Alves Jr., alerta que o uso do smartphone é ainda mais perigoso que o do celular, pois desvia a visão do motorista para a tela do aparelho. “O risco é muito maior porque tirando a visão da frente do veículo, o motorista perde três, quatro ou cinco segundos. Se ele estiver a 100 quilômetros por hora, terá andado cerca de 120 metros sem a visão frontal, o que é um absurdo”.

Segundo o especialista, ao utilizar qualquer equipamento eletrônico na direção, o motorista passa a executar movimentos automáticos, como se fosse um robô. “Se perguntarmos a ele o que aconteceu na via naquele momento, ele não será capaz de distinguir que carro ele ultrapassou, se tinha algum pedestre, como era a sinalização. Ele estava em total desatenção com o ambiente”, disse.

O Denatran também alerta que o principal perigo dessa prática para a segurança no trânsito é a falta de atenção. Segundo estudo do órgão em parceria com o Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea), o principal fator para a ocorrência de acidentes nas estradas são os componentes humanos e comportamentais, que correspondem a 58,3% do total de acidentes. A falta de atenção especificamente é responsável por 28,2%.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) não tem dados específicos sobre números de acessos por smartphones no país. De acordo com a Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o número de acessos à internet por meio do Serviço Móvel Pessoal, que incluem smartphones e modems de conexão à internet, chegou a 23,6 milhões em fevereiro, com um crescimento de 81,9% em relação a 2010.

Em Brasília, o securitário Flávio Oliveira admite que usa o smartphone no trânsito por causa do trabalho, mas reconhece que a prática pode lhe render multas e até acidentes. “Às vezes uso o telefone para acessar e-mail enquanto dirijo, mas procuro não usar sempre, pois pode causar acidentes”.

Já o secretário administrativo Rubens Oliveira considera imprudente o uso de aparelhos eletrônicos enquanto dirige e garante que, dependendo da urgência da ligação, coloca o telefone no modo viva-voz ou para o carro. Para ele, acessar a internet é mais perigoso que falar ao telefone. “Você tem que teclar e aí para de olhar para o trânsito e aumenta o risco de causar acidentes”.

No Distrito Federal, região com maior número de linhas de celulares por habitante no país (182,26 linhas para cada 100 pessoas), o Departamento de Trânsito (Detran) registrou 43.848 multas por uso de aparelho celular no ano passado.

Fonte: Agência Brasil (Sabrina Craide)

quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROJETO CRIA CADASTRO DE VEÍCULOS ROUBADOS

 
A Câmara analisa o Projeto de Lei 207/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que cria o Cadastro Nacional de Veículos Roubados. O sistema vai reunir informações sobre as características dos veículos cujo furto tenha sido registrado nos órgãos estaduais de segurança pública.

De acordo com o texto, constarão do cadastro a marca, o modelo, o ano de fabricação, o ano do modelo, o código Renavam, a placa e o número de chassi.

Para o autor, a medida pode facilitar a identificação e a localização dos veículos, antes de eles serem desmanchados ou enviados para outros países. O deputado propõe que os recursos para a formação do cadastro venham do Fundo Nacional de Segurança Pública. A lei que criou o fundo já prevê essa possibilidade.

O projeto é idêntico ao PL 3292/08, do ex-deputado Celso Russomanno, que chegou a ser aprovado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Viação e Transportes; e de Finanças e Tributação, mas foi arquivado ao final da legislatura passada.

Tramitação

A proposta tramita em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

PARLAMENTARES TRAÇAM METAS CONTRA A VIOLÊNCIA NO TRÂNSITO

 
Com a meta de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito, até 2020, a Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro da 54ª legislatura do Congresso Nacional foi relançada, nesta quarta (06), em Brasília. No ano passado, 40 mil pessoas morreram no Brasil por causa de acidentes nas estradas, segundo dados da Policia Fodoviária Federal (PRF).

A meta de redução faz parte da campanha mundial da Organização das Nações Unidas (ONU), que será lançada no dia 11 de maio. Conforme estimativas da ONU, 1,2 milhão de pessoas morrem por ano, em todo o mundo, de acidentes de trânsito. Entre as ações da frente parlamentar estão propostas de mudanças na legislação e a fiscalização dos investimentos públicos na área.

O diretor geral do Detran/ES, João Felício Scardua, participou da solenidade de instalação da frente e enfatizou que ao cumprir as metas do decênio, os países membros poderão evitar 5 milhões de mortes no período. “Para mudar a cultura é preciso ter mais educação, mas também é preciso ter uma legislação mais rígida e fiscalização”.

Nos próximos 10 anos, as ações de combate à violência no trânsito serão trabalhadas em cinco pilares: fiscalização, educação no trânsito, infraestrutura, saúde e inspeção veicular.

Em entrevista à Agência Câmara, o coordenador da frente, deputado Hugo Leal (PSC-RJ), afirmou que o principal foco de atuação do grupo será o acompanhamento do destino dos recursos aplicados na prevenção de acidentes. Ainda conforme o coordenador, o governo federal possui cerca de R$ 500 milhões por ano para investir na prevenção de acidentes, mas não aplica toda a verba.

Na entrevista, Leal enfatiza que a aplicação correta de recursos públicos poderia reduzir número de mortes e significaria economia para os cofres públicos, já que as mortes e ferimentos no trânsito custam ao país cerca de R$ 30 bilhões por ano, segundo estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Fonte: Agência Câmara

sexta-feira, 8 de abril de 2011

POLICIAIS DO 1° BPTRAN EFETUAM A PRISÃO DE LADRÃO E RECUPERAM VEÍCULO ROUBADO NO BAIRRO DE BOA VIAGEM




Policiais militares do 1° BPTran prenderam no final da tarde desta sexta-feira (08ABR11) um indivíduo, com visíveis sinais de embriaguês, o qual, se apresentou como Wanderson Alberto da Silva Oliveira, de 24 anos, após ter roubado o veículo Hyundai I30, cor prata, de placa PEP 1562.

Tudo começou quando a viatura do 1° BPTran (PT 3210), composta pelo Sd PM Oliveira Dias e Sd PM Jorge, que estavam realizando uma Blitz de Trânsito no bairro de Boa Viagem, quando receberam a informação de populares, que a poucos instantes, precisamente às 16h54, o citado veículo havia sido roubado na Rua Gal. Edson Amâncio Ramalho.

E neste exato momento, a equipe policial empreendeu uma perseguição, conseguindo visualizar o suspeito, que na tentativa de fuga colidiu num poste situado na Rua Conde Pereira Carneiro às 17h05. Desta forma, foi dado voz de prisão ao mencionado meliante, e realizado a devida condução do mesmo e do veículo, que precisou do Guinho para ser rebocado a Delegacia de Plantão de Boa Viagem, onde, foi elaborado o competente Auto de Prisão em Fragrante Delito em desfavor do infrator.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

CARROS DE DEFICIENTES FÍSICOS TÊM INSENÇÃO DE ICMS PRORROGADA.

O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) decidiu prorrogar até 31 de dezembro de 2012 a isenção de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para compra de automóveis por pessoas com deficiência física. A decisão foi publicada nesta terça-feira (5) no Diário Oficial da União.

Os portadores de deficiência física têm direito também à isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis de até R$ 70 mil. Como são direitos adquiridos, tais medidas são revistas pelos estados cada vez que expiram.

A manutenção do benefício foi decidida após a apresentação de avaliação feita por técnicos das secretárias da Fazenda de todos os estados. Para que a isenção fosse aprovada, foi preciso a unanimidade do conselho.

O presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Revendedores de Serviços para Pessoas com Deficiência (Abridef), Rodrigo Rosso, considera a prorrogação uma vitória, que abrirá portas para outras demandas do setor, como a isenção permanente do IPI e do ICMS sobre o valor do carro e a ampliação do valor máximo do veículo zero quilômetro para que o deficiente possa ter direito ao desconto.

“O primeiro passo foi esta aprovação. Agora, vamos tentar tonar permanente o benefício e ampliar o valor o máximo do carro dos atuais R$ 70 mil para R$ 100 mil”, ressalta Rosso. “É um valor justo para que o deficiente tenha acesso a carros mais baratos que venham com mais itens de segurança de série, como os freios ABS. Afinal, muitos têm que adaptar o carro com equipamentos que são caros para conseguirem dirigir”, explicou.

A Abridref havia enviado ofícios para 36 autoridades entre ministros, governadores, deputados, senadores e secretários da fazenda, com o argumento de que a continuidade da isenção garante o direito de ir e vir do deficiente. “Essas pessoas dependem de carro para fazer tratamentos, ir ao médico, por exemplo. A isenção em outros países é permanente. Isso tem que mudar no Brasil”, argumenta o representante da entidade.

De acordo com dados da Abridef, mais de 29 mil carros foram vendidos no ano passado com isenção de imposto para deficientes físicos. Ainda segundo a entidade cerca de 30 milhões de brasileiros são portadores de algum tipo de deficiência física. Do total, 42% pertencem às classes A e B, 44% à classe C e 14% são das classes D e E.

Fonte: Auto Esporte

domingo, 27 de março de 2011

1º BPTRAN PARTICIPA DE BLITZ CONJUNTA EM COMBATE A POLUIÇÃO SONORA




Motoristas que passaram pela Avenida Agamenon Magalhães, na manhã do dia 25MAR11, tiveram uma surpresa. Uma blitz conjunta com o 1º BPTran, Polícia Civil e Ministério Público, da Campanha "Som Sim Barulho Não" do MPPE, fiscalizou emissores de ruídos abusivos, com foco nos escapamentos dos automóveis e carros de som. A operação seguiu até as 13h em outras vias movimentadas do Recife. Outras duas ações devem ocorrer neste mês e no próximo em locais não divulgados.

Naquela manhã, a operação autuou 12 motoristas. Entre eles, um comerciante, o qual afirmou que não sabia da irregularidade no cano de escape. "Comprei a moto já com ele. Agora, vou trocar para não ter problema", lamentou. Os autuados, além de pagar multa, vão responder por perturbação do sossego. A Pena pode chegar a até dois anos de prisão.

Fonte: Jornal do Comércio - NE 10

sábado, 26 de março de 2011

BAFÔMETRO É SUFICIENTE PARA COMPROVAR EMBRIAGUÊS



O artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não exige expressamente o exame toxicológico de sangue para comprovar a embriaguez do motorista. Este foi o entendimento da Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que acompanhou integralmente o voto do relator, desembargador convocado Celso Limongi, em pedido de habeas corpus originário do Rio Grande Sul.

O habeas corpus foi impetrado em favor de motorista preso em flagrante, em 2009, por dirigir embriagado. Ele foi denunciado pelo crime descrito no artigo 306 do CTB - conduzir veículo com concentração de álcool no sangue em valor superior a 0,6 grama por litro ou sob influência de outra substância psicoativa.

Em primeira instância, a denúncia foi rejeitada, por falta de materialidade. O juiz entendeu que seria necessária a realização de exames clínicos, o que não ocorreu no caso. Não haveria margem para a interpretação do juiz na matéria e o réu deveria ser liberado.

O Ministério Público apelou ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), que decidiu que a comprovação da concentração pelo etilômetro, conhecido popularmente como bafômetro, seria suficiente para comprovar a quantidade de álcool na corrente sanguínea. A decisão TJ gaúcho determinou o regular processamento da ação contra o motorista.

No recurso ao STJ, a defesa do réu alegou que a decisão de primeira instância estaria de acordo com as normas do direito criminal e que não haveria comprovação nítida do delito. Afirmou que o etilômetro não seria meio válido para comprovar a concentração do álcool no sangue, nos termos do artigo 306 do CTB. A defesa pediu a rejeição da denúncia e o trancamento da ação penal.

No seu voto o desembargador Celso Limongi considerou que o etilômetro seria suficiente para aferir a concentração de álcool. No caso específico a concentração medida pelo aparelho seria de 1,22 miligramas de álcool por litro de ar expelido dos pulmões, quando o máximo admitido seria de 0,3 miligrama por litro, conforme regulamentação do Decreto n. 6.488/2008.

O relator apontou que a Lei n. 11.705/2008 introduziu no CTB exigência de quantidade mínima de álcool no sangue para configuração do delito. "É desnecessária a demonstração da efetiva potencialidade lesiva da conduta do paciente, sendo suficiente a comprovação de que houve a condução do veículo por motorista sobre a influência de álcool acima do limite permitido", concluiu. O desembargador também destacou que essa é a jurisprudência estabelecida do STJ. Com essas considerações o habeas corpus foi negado.

terça-feira, 22 de março de 2011

POLICIAIS DO 1º BPTRAN REFORÇAM A FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO NA ILHA DE FERNANDO DE NORONHA

Diante da fatalidade, a respeito da morte, em um acidente de trânsito, de um turista paulista que capotou com o veículo buggy que conduzia,  a partir do mês de fevevereiro de 2011, foi aglutinado ao policiamento do CIPOMA, que é responsável por manter a ordem no Arquipélago de Fernando de Noronha, quatro policiais militares do 1º BPTRAN. Neste primeiro mês, a equipe foi composta pelo Cb PM ROBSON ALVES, Cb PM C. CASTRO, Sd PM EDEILDO e Sd PM ECLÉSIO, desta forma espera-se reduzir, a quase zero, os números de acidentes e demais cometimentos de infrações de trânsito em Noronha.